~ Gravidez: Primeiros passos

   Hei poderosas, como estão nesta semana em? eu estou meio enrolada com o trabalho, casa e bla, bla, bla o de sempre srrsrs... Acabo ficando sem tempo. 

Essa foto foi tirada do site JohnPetter 

    Mas hoje vim falar sobre um assunto que pode orientar você que não sabe qual próximo passo tomar após descobrir que está grávida. Tem algumas orientações para tomar, contas para fazer, e dá sim para ficar meio perdida. Então venha conferir quais são esses passos. 

    Vocês não tem noção de quantas crianças nascem sem que passe pelo processo do Pré Natal, sério mesmo, uma grande quantidade.

    É fundamental passar pelo pré Natal, com ele pode-se acompanhar todo o crescimento do seu bebê, se por acaso houver alguma doença, poder ter a chance de detectar o problema e quem sabe detê-lo. E para as mamães detectar algumas doenças também, como a DIABETES GESTACIONAL ou a PRÉ-ECLAMPSIA além de outras "vilãs". Essas inimigas podem trazer graves consequências para a futura mamãe. Mas tudo isso pode ser controlado através do Pré Natal. Procure um obstetra, é ele(a) que vai te acompanhar em toda a gestação.

    Seria interessante você frequentar o mesmo obstetra em toda a sua gravidez, de preferência que seja de confiança, porque o mesmo vai saber toda a sua trajetória.

    Na primeira consulta é bom levar seu cartão de vacinas, seu exame de sangue com resultado da gravidez, documentos e outras coisas que talvez peçam na sua região. Eles perguntam qual foi o dia da ultima menstruação e muitas outras coisas (então fique preparada). No decorrer das consultas você passa por vários procedimentos, vacina, ultrassonografia, exames, talvez nutricionista e aí vai.

    Nas consultas eles olham sua barriga, medem, escutam o coraçãozinho do bebê (esse momento é tão emocionante!).

    Vão olhar seu cartão de vacinas e ver se estão todas em dia, se não, eles vão pedir que tome as que estão em falta no seu cartão. Você também vai poder participar das campanhas de vacina, é bom tomar, melhor prevenir do que remediar. Se você não gosta de injeção, feixe os olhos e não pense, você tem que passar por algumas coisas pelo seu filhote, rsrs.

    Eles também vão passar uma ultrassonografia quase mensal, na verdade são na faixa de umas quatro (acho que depende do médico), cada uma com uma função diferente, sendo:


 A primeira determina a idade gestacional, o local da implantação, e dá aquela confirmada na gravidez. Acho que é ai que a ficha realmente cai. (Eu fiquei boba, olhando aquela foto que mostrava o grãozinho que morava em minha barriga, rsrs.
A segunda mede a ‘translucência nucal.
O terceiro exame morfológico mostra mais uma vez a idade gestacional, dá uma checada no crescimento e na morfologia fetal.
E o quarto avalia o crescimento, a quantidade de líquido, placenta, e dá mais uma olhada na morfologia.

É basicamente isso.

    Todas essas palavras são novas pra gente e é tudo estranho até você se acostumar. Se você quiser, pode fazer mais ultrassonografias, pois adoramos ver nossos bebês, ficamos imaginando como são cara a cara.

    Podemos descobrir com o ultrassom qualquer problema, como por exemplo, a Síndrome de Down, a hidrocefalia, que é o acúmulo de fluido cérebro-espinhal nas cavidades ventriculares do cérebro; Distúrbios do sistema nervoso central e alguns tipos de malformações cardíacas. E na medida do possível, cuidar do bebê até mesmo dentro da barriga. É importante ressaltar que a taxa de detecção do ultrassom gira em torno de 90% na identificação de malformações estruturais (então pode acontecer de você não poder ver se seu filho realmente tem algo sério, nem sempre dá para saber).
  
    Existem outros tipos de ultrassonografias como a 4D, 3D e Doppler (hoje em dia está tudo mais fácil, isso é muito bom). Converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas sobre cada uma delas.



    Passaram também exames variados. Os mais detalhados são no primeiro trimestre de gestação e nos últimos trimestres, que são: ultrassom transvaginal, hemograma total, tipagem sanguínea, sorologia para rubéola, Toxoplasmose, Sorologia para Citomegalovírus e para sífilis, sorologia para Hepatite B e HIV, Tolerância a glicose, tireoide, urina, urocultura, parasitológico de fezes e papanicolau (ufa é muito exame, mas é para sua segurança e a do seu filho). Os médicos te passam todas as coordenadas, tudo o que fazer e o que tomar. Siga as instruções do seu obstetra, tire suas duvidas com ele (se você não perguntar, nunca irá saber).

    Vocês podem fazer pesquisas, se por acaso bateu uma dúvida e o dia da consulta está longe, leia a respeito do que quer saber, converse com alguma amiga que já teve bebê, só para talvez te tranquilizar sobre algo, mas não escute qualquer pessoa e não deixe de tirar suas duvidas com um médico, só ele pode lhe receitar remédios, afinal não é qualquer remédio que uma grávida pode tomar, pode fazer mal ao bebê.


    Tenha consciência de tudo o que faz! Você não vive mais só para você, tem um ser dentro de ti (awwn isso é tão mágico e divino, é coisa de Deus mesmo). Então fica claro que sem duvida nenhuma você tem que procurar fazer o pré Natal, é muito importante dar valor a isso. Então dê o próximo passo e “mãos à obra”.


    Isso é um resumo de todo esse processo, é só para algumas de vocês entenderem como tudo funciona.


    Se você ai está grávida e ficou em duvida sobre algo citado aqui, pode perguntar aqui em baixo (tentarei responder), ou melhor, pergunte ao seu obstetra.


    Lembrando que eu não sou profissional desse assunto, só sou mais uma mãe com algumas experiências já vividas e com uma pitada a mais de pesquisa. 

    E por hoje é só minhas poderosas, fiquem com Deus, podem me dar opiniões de posts aqui nos comentários. E obrigada pela visita.  
LOGO ABAIXO DEIXAREI LINKS DAS REDES SOCIAIS e se você gostou do blog me siga aqui também. 
Beijos de luz!

_________________________________________________________________________________

Canal: Link aqui
Page: Link aqui
Instragram: @ariemilyst



Ela tem o poder. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design.